É sempre bom quando somos surpreendidos com o anúncio de um novo jogo que não esperávamos. Foi assim em 2019 com GRID e Need for Speed Heat, que apesar de não terem se saído tão bem nas críticas, trouxeram de volta aos holofotes duas franquias amadas pelos seus fãs.

E o que podemos esperar para 2020? Com a chegada dos novos consoles no fim do ano, será que teremos alguma novidade pra revolucionar o mercado? Disso não sabemos ainda, mas podemos especular a respeito. E é isso que vou fazer agora: aqui estão minhas previsões para os jogos de corrida no ano de 2020:


Forza Motorsport 8 será lançado junto com o Xbox Series X

Assim como em 2013 Forza Motorsport 5 foi um título de lançamento do Xbox One, tudo parece indicar que esse ano teremos um novo Forza pra mostrar o potencial do novo Xbox Series X.

A Microsoft tem a tendência de usar um jogo de corrida pra mostrar seu poder gráfico sempre que um novo console é anunciado. Foi assim em 2016 (Forza Horizon 3 para o Xbox One S) e em 2017 (Forza Motorsport 7 para o Xbox One X), então provavelmente a história vai se repetir.

A Turn 10 já revelou que os esforços do estúdio já estão direcionados para o novo jogo. Já que as atualizações para o sétimo jogo foram oficialmente finalizadas, e Forza Horizon 4 já recebeu suas duas expansões, o mais provável é que uma grande parte da equipe esteja trabalhando no próximo Forza.


O PlayStation 5 não terá nenhum exclusivo de corrida no seu lançamento (a não ser que…)

Ao contrário da série Forza, Gran Turismo nunca foi um título de lançamento em nenhum dos consoles da Sony. Os jogadores sempre tiveram que esperar um período de tempo (entre 1 e 5 anos) para experimentar um novo jogo da série em um console recém-lançado.

E acredito que nada vai mudar na próxima geração. A Polyphony Digital tem continuado a trazer suporte para o Gran Turismo Sport, mesmo após dois anos de seu lançamento, e levando em consideração os últimos anúncios de parcerias, esse suporte vai permanecer durante todo o ano de 2020.

Mas a Sony pode estar preparando uma carta na manga, chamada de retrocompatibilidade. Ela pode permitir que os jogadores continuem jogando seus jogos de PS4 no PS5, e com isso o GT Sport já poderia ser jogado no lançamento do novo console. Resta saber se isso será suficiente para fazer as pessoas se interessarem em comprar o PS5. Talvez os jogos recebam conteúdo exclusivo no PS5: imagine se o GT Sport receber clima dinâmico, mas ele só funcionar no novo PlayStation?


A Codemasters não terá outro jogo (além de F1 2020), mas eles vão preparar algo para 2021

2017 tivemos DiRT 4. 2018 tivemos ONRUSH. 2019 tivemos DiRT Rally 2.0 e GRID. Mas, em 2020, teremos apenas F1 2020.

DiRT Rally 2.0 está correndo forte nos e-sports, e GRID está recebendo conteúdo adicional. A Codemasters adquiriu a Slightly Mad Studios, mas a equipe está ocupada fazendo o (horrendo) jogo da franquia Velozes e Furiosos, que será lançado este ano. Por isso que acredito que não há nada preparado para 2020 além do tradicional jogo de Formula 1, que sai todo ano.

Mas existe outro jogo sendo trabalhado: o próximo Project CARS. Mas com todas essas ocupações e projetos adicionais, vamos esperar até 2021 para jogar pCARS 3.


Assetto Corsa Competizione será lançado para os novos consoles

O próprio diretor do estúdio já avisou que ele lançaria o jogo para consoles se eles tivessem potência suficiente para isso. E é praticamente certo que eles têm, então podemos esperar que o simulador venha para o PlayStation 5 e o Xbox Series X, assim como o primeiro Assetto Corsa foi relançado nos consoles atuais. Acho que há muita chance de isso acontecer ainda esse ano.


Outras previsões:

  • Não haverá um novo Need for Speed nem um novo The Crew.
  • Ride 4 será outro título de lançamento para os novos consoles.
  • GTR 3 finalmente será lançado.
  • A Logitech vai revelar novos volantes para substituir o G29 e o G920.

E aí, quais as suas previsões para este ano?